quarta-feira, 22 de abril de 2009

TRATANDO BULIMIA EM ADOLESCENTES


FICHA TÉCNICA

TÍTULO:

TRATANDO BULIMIA EM ADOLESCENTES

AUTOR:

Daniel Le Grange e James Lock

PÁGINAS:

272

FORMATO:

16 x 23 cm

ISBN:

97-88576800-58-3

EAN:

978857680058-3

ORIGEM:

Estrangeira

CATÁLOGO:

Interesse Geral_Série Pais e Filhos_Psicologia




Uma Abordagem Baseada no Envolvimento de Toda a Família


Adolescentes estão duas vezes mais propensas a terem bulimia nervosa que anorexia nervosa e, geralmente, demonstram maior motivação para buscar ajuda. Ainda assim, embora existam terapias comprovadas para a anorexia, até agora não há diretrizes para o tratamento da bulimia baseados em evidências.
Este manual, com as informações mais recentes da área, é o primeiro a abordar especificamente essa população clinicamente importante. Os autores apresentam um tratamento para a bulimia, de tempo limitado, baseado na abordagem de Maudsley, comprovada para o tratamento da anorexia, e que demonstrou ser eficaz em um ensaio clínico controlado na Universidade de Chicago.

O livro abre com uma revisão do conhecimento atual sobre a bulimia e seu tratamento, salientando similaridades e diferenças em relação à anorexia. Pais e irmãos representam um papel crucial no tratamento. Os autores ilustram como essa colaboração ocorre, enquanto guiam, passo a passo, o profissional da saúde ao longo de cada uma das três fases da terapia. Além disso, oferece estratégias eficazes para o envolvimento de toda a família no controle do consumo alimentar compulsivo e da purgação, no enfoque de problemas psicológicos concomitantes e conflitos no relacionamento pais e filhos, e nos esforços para o retorno ao desenvolvimento normal da adolescente. Sua abordagem salienta uma visão positiva dos pais como agentes para o restabelecimento de uma alimentação saudável para a adolescente com bulimia nervosa; da família, recurso e apoio para a recuperação, e dos próprios adolescentes, como pessoas competentes e autônomas, exceto quanto ao transtorno alimentar. Altamente prático e de fácil leitura, o livro demonstra o que fazer quando surgem obstáculos. Inclui ferramentas de avaliação, transcrições de sessões com anotações e respostas a perguntas freqüentes.
Este manual preenche uma lacuna crítica na literatura de tratamento. Ele é um recurso indispensável para psicólogos, psiquiatras, terapeutas familiares, assistentes sociais e outros que tratam transtornos alimentares em crianças e adolescentes.

Sobre os autores

Daniel Le Grange, PhD,
é professor associado do Departamento de Psiquiatria, Seção de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, e diretor do Programa de Transtornos Alimentares da Universidade de Chicago. Formou-se pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres e participou da equipe do Hospital Maudsley, de Londres, que desenvolveu o tratamento para a anorexia nervosa baseado na família. Ele completou seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Londres e de Stanford. É autor de numerosas publicações de pesquisas e já recebeu o prêmio Career Development Award do Instituto Nacional de Saúde Mental (nimh, Estados Unidos). Atualmente, é o principal pesquisador, em Chicago, de um estudo para o tratamento da anorexia nervosa.

James Lock, MD, PhD
, é professor de Psiquiatria Infantil e Pediatria da Divisão de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, e de Desenvolvimento Infantil do Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Universidade de Stanford. É diretor do Programa para transtornos Alimentares da Divisão de Psiquiatria Infantil e diretor de um programa de transtornos alimentares para pacientes infantis e adolescentes internados no Hospital Infantil Lucile Salter Packard, em Stanford. Formou-se em Psiquiatria Geral pela UCLA e em Psiquiatria Infantil pela Universidade da Califórnia. Autor de importantes publicações científicas, recebeu o prêmio Early Career Development e foi o mais recente agraciado com o prêmio Mid-Career Developement Award, do NIMH, além de atuar como principal pesquisador em Stanford de um estudo para o tratamento de transtornos alimentares em adolescentes, do NIMH.

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